quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

UE aprova lei que facilita doações e transplantes de órgãos


Na União há 60 mil pacientes em listas de espera e todos os dias morrem 12 pessoas.

O Parlamento Europeu aprovou, esta quarta-feira em Estrasburgo, uma nova lei comunitária que visa facilitar a doação e transplante de órgãos na União Europeia, onde em média morrem diariamente 12 pacientes em lista de espera, noticia a Lusa.
A directiva aprovada por esmagadora maioria, com 643 votos a favor, 16 contra e oito abstenções, estabelece normas comuns de qualidade e segurança para a colheita, o transporte e a utilização de órgãos humanos a nível da EU, assegurando uma melhor compatibilidade entre dador e receptor, tendo agora os Estados-membros dois anos para a transpor para o direito nacional.

Com esta nova legislação, pretende-se sobretudo responder à actual escassez de órgãos, de modo a que os doentes que precisam de um transplante não tenham de esperar tanto tempo pela operação, noticia a Lusa.

Actualmente, existem cerca de 60 mil pacientes em listas de espera na UE e estima-se que, todos os dias, morram 12 pessoas que aguardam um transplante.

A nova directiva adopta os modelos já seguidos em Portugal e Espanha, tendo o eurodeputado socialista Correia de Campos, antigo ministro da Saúde, destacado o desempenho dos dois países durante a intervenção em plenário.

«O benchmarking europeu revela diferenças, revela que países médios como Portugal qualificam muito bem em tais comparações e países de maior dimensão, como a Espanha, são hoje reconhecidos como líderes organizativos e de boas práticas», assinalou.

Fonte: REDAÇÃO/VG; ''UE aprova lei que facilita doações e transplantes de órgãos''; TVI24 ;19-05-2010 
[Consult. 18-01-2011]

Sem comentários:

Enviar um comentário