sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Banco português é o 2.º maior da Europa

O Registo Português da Dadores de Medula Óssea é já o segundo maior europeu, mas quando não se encontra um dador compatível é feito um pedido a outros bancos de medula, a nível internacional. A nível mundial há quase 14 milhões de pessoas inscritas.

Pesquisas: Em 2009, os responsáveis fizeram 357 pesquisas no registo para encontrar um dador compatível, a pedido de hospitais nacionais. E 2105 a pedido de bancos estrangeiros. No entanto, o mesmo doente pode fazer mais do que um pedido ao longo do ano.

Dadores: No final de 2009 estavam inscritos mais de 182 mil dadores no registo português e havia algumas centenas em processo de inscrição. A nível mundial, há quase 14 milhões de pessoas inscritas.

Doentes: Foram feitos 47 transplantes de medula óssea em 2009, recorrendo a dadores sem relação familiar com os doentes. Destes, 18 estavam inscritos em Portugal e 29 em bancos estrangeiros.

Doenças: A maioria dos doentes transplantados sofre de leucemia. A hipoplasia medular é mais rara - resulta da falência da medula, responsável pela produção das células sanguíneas. Ao diminuir a produção de células básicas para a defesa, o próprio organismo fica em causa. Com a resposta a ataques debilitada, como era o caso de Soraia, qualquer infecção pode revelar-se fatal, fazendo com que os doentes tenham de ficar isolados para evitar a contaminação.

[Consult. 29-01-2011]

Sem comentários:

Enviar um comentário