quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Doar Sem Questionar


Olá!
Somos um grupo de alunas do 12º ano da Escola Secundária de Santa Maria da Feira e estamos a realizar um trabalho sobre o tema “Transplantação e doação de órgãos e tecidos”.
Este projecto surgiu no âmbito da disciplina de Área de Projecto de 12º ano, área curricular na qual os alunos necessitam de desenvolver e apresentar um trabalho, cujo tema é livre e geralmente da sua área de interesse.
Decidimos, consensualmente, que o nome do nosso projecto iria ser “Doar Sem Questionar”, visto que, normalmente as pessoas que aceitam fazer doações (quer sejam órgãos, tecidos ou até mesmo de sangue) não colocam qualquer tipo de problema ou questão, uma vez que o objectivo é ajudar outra pessoa que está a necessitar que lhe salvem a vida.
Os transplantes podem trazer enormes benefícios às pessoas afectadas por doenças que, de outro modo, seriam incuráveis. No entanto, existe um certo desconhecimento por parte da sociedade em relação a este tema e a todo o processo que a transplantação envolve.
Por este motivo, pretendemos com o nosso projecto evidenciar junto da população em geral, o valor social e humano da doação de células/ tecidos/ órgãos vivos, tornando mais conhecida a sua imprescindibilidade.
Se tiver alguma informação, ideia ou experiência de vida relacionadas com esta temática que considere útil para o enriquecimento do nosso projecto envie para o nosso contacto de correio electrónico listadespera12d@live.com.pt
Também é possível encontrar-nos no facebook através do link http://www.facebook.com/doar.sem.questionar 
A criação deste blogue e também do facebook surgiu numa tentativa de alcançar e alertar a maior quantidade possível de população para os problemas subjacentes ao processo de transplantação.

E não fique de fora, seja doador!

1 comentário:

  1. Olá,
    Depois de receber o vosso mail vim aqui ver o vosso blog. Bem organizado e com temas interessantes. Parabéns e força para continuarem em frente com o vosso projecto pois o tema transplantes (em especial Transplantes Pulmonares) ainda está muito no inicio em Portugal.

    Um abraço a todos,
    Sandra Campos
    http://transplantes-pulmonares.blogspot.com

    ResponderEliminar