sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mulher recupera a voz 11 anos depois

Raro transplante de laringe permite voltar a falar





Nos Estados Unidos, uma mulher que há 11 anos não conseguia falar recuperou a voz, graças a um bem sucedido raro transplante de laringe. A equipa médica, de várias nacionalidades, conclui com êxito este tipo de operação que ainda só tinha sido efectuada uma única vez, em todo o mundo.

Brenda, de 52 anos, é a segunda pessoa, em todo o mundo, a ser submetida a um transplante à laringe com total sucesso. A sua voz, perdida em 1999, ainda não é natural, mas treze dias depois de ser operada, Brenda voltou a falar com o auxílio de um aparelho especialmente concebido para o efeito, mas também não esconde a expectativa de poder voltar a expressar-se sozinha.

«Eu gostaria imenso de recuperar a minha voz e ser capaz de tomar duche e mergulhar na água assim que me livrar deste aparelho».

Só agora é tornado público, mas, este transplante, para a história, foi feito em dois dias de Outubro de 2010, durou 18 horas, teve lugar em Sacramento, na Califórnia, numa reunião de esforços de duas dezenas de médicos de vários países. Uns do estrangeiro, outros, dos Estados Unidos.

A par do transplante da laringe, onde estão as cordas vocais, a mesma operação serviu para implantar uma glândula tiróide e uma traqueia. Em breve, Brenda vai deixar de estar dependente da «voxbox» para falar. O primeiro transplante do género também decorreu nos Estados Unidos, em 1998.

Fonte: Notícia publicada no tvi 24

Sem comentários:

Enviar um comentário