sexta-feira, 25 de março de 2011

Futuro da medicina passa pela criação de órgãos humanos

2010 foi um ano pródigo no fabrico de órgãos em laboratório, o que revela que as universidades e os hospitais estão a apostar nesta tecnologia, vista como uma esperança para acabar com as longas listas de espera de transplantes de órgãos. Uma traqueia em Março, um pulmão em Julho e fígados em Junho e Novembro.
Pedro Baptista, investigador português, está a trabalhar neste projecto há cerca de sete anos, sendo que “o fígado humano demorou cerca de dois anos a desenvolver”. O processo começou, como explica, “pela necessidade de desenvolver um biomaterial que o possuísse uma rede vascular que pudesse ser mais eficaz para a criação de órgãos sólidos tridimensionais, nomeadamente o fígado”. Esta situação originou a percepção de como obter “o esqueleto do fígado a partir de fígados de cadáveres”.
O primeiro fígado humano em laboratório foi obtido através da injecção de “um detergente (como o do sabonete ou champô) nas veias do fígado que removeu todas as células aí existentes, deixando apenas a matriz extra celular”, refere Pedro Baptista.
Este investigador liderou a equipa do laboratório de medicina regenerativa da universidade de Wake Forest que criou o primeiro fígado humano.

Ideias chave

Pode estar á vista o fim das listas de espera de transplantes de órgãos
• O primeiro fígado foi obtido através da injecção de um detergente nas veias deste órgão.
• Universidades e hospitais estão a apostar nesta tecnologia.
• Estes órgãos têm mais probabilidade de serem compatíveis.


Fonte: http://www.asbeiras.pt/2011/03/futuro-da-medicina-passa-pela-criacao-de-orgaos-humanos/

1 comentário:

  1. Gostei do vosso post. Aproveito para partilhar convosco um programa que deu esta semana na TVE.es onde falavam também no "fabrico" de órgaos em laboratório. A previsao era de uns 10 anosa pelo menos mas a esperança existe.

    http://transplantes-pulmonares.blogspot.com/2011/03/comando-actualidad-me-das-la-vida.html

    Um abraço, Bom trabalho :)
    Sandra Campos

    ResponderEliminar