sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Banco português é o 2.º maior da Europa

O Registo Português da Dadores de Medula Óssea é já o segundo maior europeu, mas quando não se encontra um dador compatível é feito um pedido a outros bancos de medula, a nível internacional. A nível mundial há quase 14 milhões de pessoas inscritas.

Pesquisas: Em 2009, os responsáveis fizeram 357 pesquisas no registo para encontrar um dador compatível, a pedido de hospitais nacionais. E 2105 a pedido de bancos estrangeiros. No entanto, o mesmo doente pode fazer mais do que um pedido ao longo do ano.

Dadores: No final de 2009 estavam inscritos mais de 182 mil dadores no registo português e havia algumas centenas em processo de inscrição. A nível mundial, há quase 14 milhões de pessoas inscritas.

Doentes: Foram feitos 47 transplantes de medula óssea em 2009, recorrendo a dadores sem relação familiar com os doentes. Destes, 18 estavam inscritos em Portugal e 29 em bancos estrangeiros.

Doenças: A maioria dos doentes transplantados sofre de leucemia. A hipoplasia medular é mais rara - resulta da falência da medula, responsável pela produção das células sanguíneas. Ao diminuir a produção de células básicas para a defesa, o próprio organismo fica em causa. Com a resposta a ataques debilitada, como era o caso de Soraia, qualquer infecção pode revelar-se fatal, fazendo com que os doentes tenham de ficar isolados para evitar a contaminação.

[Consult. 29-01-2011]

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SORAIA MORREU À ESPERA DE TRANSPLANTE


Os milhares de dadores portugueses que se juntaram para salvar a pequena Soraia, de sete anos, não foram suficientes, e a criança, que passou os últimos anos internada a aguardar um transplante de medula óssea, acabou por morrer sem encontrar uma dádiva compatível, apesar da onda de solidariedade que se gerou em Viana do Castelo.
"Partiu para longe, para descansar em paz, não conseguiu sobreviver a esta luta com a sua doença. Mas para nós ela já foi uma grande vencedora", disse a família de Soraia, através do Facebook, onde o pedido de ajuda da criança reunia quase 2000 amigos. 
Soraia morreu domingo, depois de mais de uma semana em coma. "Obrigado por estes sete anos em que nos proporcionaste bastantes alegrias e grandes gargalhadas com a tua coragem", escreveu a família, ontem, antes do funeral.
O caso de Soraia, que sofria de hipoplasia medular - que resulta da falência da medula, responsável pela produção das células sanguíneas -, foi divulgado pelo DN e resultou em várias sessões para recolha de sangue de possíveis dadores de medula. Em Maio de 2010, em pouco mais de cinco horas, mais de 1200 pessoas doaram sangue, o que levou mesmo ao esgotar dos meios para recolha.
Aos seis anos, "SoSó", como era tratada pela família, já estava isolada num quarto do Hospital Maria Pia, no Porto, praticamente afastada de qualquer contacto, à excepção da mãe.

Só podia ser salva através de um transplante de medula. Apesar dos testes feitos aos pais e irmã mais velha e da procura no banco mundial, onde estão registados 14 milhões de dadores, não foi possível encontrar nenhum compatível. 

Fonte: JULIÃO, Paulo; ''Soraia morreu à espera de um transplante'' Diário de Notícias,18-01-2011
[Consult. 25-01-2011]

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

UE aprova lei que facilita doações e transplantes de órgãos


Na União há 60 mil pacientes em listas de espera e todos os dias morrem 12 pessoas.

O Parlamento Europeu aprovou, esta quarta-feira em Estrasburgo, uma nova lei comunitária que visa facilitar a doação e transplante de órgãos na União Europeia, onde em média morrem diariamente 12 pacientes em lista de espera, noticia a Lusa.
A directiva aprovada por esmagadora maioria, com 643 votos a favor, 16 contra e oito abstenções, estabelece normas comuns de qualidade e segurança para a colheita, o transporte e a utilização de órgãos humanos a nível da EU, assegurando uma melhor compatibilidade entre dador e receptor, tendo agora os Estados-membros dois anos para a transpor para o direito nacional.

Com esta nova legislação, pretende-se sobretudo responder à actual escassez de órgãos, de modo a que os doentes que precisam de um transplante não tenham de esperar tanto tempo pela operação, noticia a Lusa.

Actualmente, existem cerca de 60 mil pacientes em listas de espera na UE e estima-se que, todos os dias, morram 12 pessoas que aguardam um transplante.

A nova directiva adopta os modelos já seguidos em Portugal e Espanha, tendo o eurodeputado socialista Correia de Campos, antigo ministro da Saúde, destacado o desempenho dos dois países durante a intervenção em plenário.

«O benchmarking europeu revela diferenças, revela que países médios como Portugal qualificam muito bem em tais comparações e países de maior dimensão, como a Espanha, são hoje reconhecidos como líderes organizativos e de boas práticas», assinalou.

Fonte: REDAÇÃO/VG; ''UE aprova lei que facilita doações e transplantes de órgãos''; TVI24 ;19-05-2010 
[Consult. 18-01-2011]

Doar Sem Questionar


Olá!
Somos um grupo de alunas do 12º ano da Escola Secundária de Santa Maria da Feira e estamos a realizar um trabalho sobre o tema “Transplantação e doação de órgãos e tecidos”.
Este projecto surgiu no âmbito da disciplina de Área de Projecto de 12º ano, área curricular na qual os alunos necessitam de desenvolver e apresentar um trabalho, cujo tema é livre e geralmente da sua área de interesse.
Decidimos, consensualmente, que o nome do nosso projecto iria ser “Doar Sem Questionar”, visto que, normalmente as pessoas que aceitam fazer doações (quer sejam órgãos, tecidos ou até mesmo de sangue) não colocam qualquer tipo de problema ou questão, uma vez que o objectivo é ajudar outra pessoa que está a necessitar que lhe salvem a vida.
Os transplantes podem trazer enormes benefícios às pessoas afectadas por doenças que, de outro modo, seriam incuráveis. No entanto, existe um certo desconhecimento por parte da sociedade em relação a este tema e a todo o processo que a transplantação envolve.
Por este motivo, pretendemos com o nosso projecto evidenciar junto da população em geral, o valor social e humano da doação de células/ tecidos/ órgãos vivos, tornando mais conhecida a sua imprescindibilidade.
Se tiver alguma informação, ideia ou experiência de vida relacionadas com esta temática que considere útil para o enriquecimento do nosso projecto envie para o nosso contacto de correio electrónico listadespera12d@live.com.pt
Também é possível encontrar-nos no facebook através do link http://www.facebook.com/doar.sem.questionar 
A criação deste blogue e também do facebook surgiu numa tentativa de alcançar e alertar a maior quantidade possível de população para os problemas subjacentes ao processo de transplantação.

E não fique de fora, seja doador!